terça-feira, 30 de junho de 2009

Carnavais do Passado - 1980.

CARNAVAL DE 1980.
Enredo: "IMPÉRIO DAS ILUSÕES - ATLÂNTIDA, ELDORADO, SONHO E AVENTURA".

Informações sobre o desfile.
Resultado: 5ª Colocada do Grupo 1A com 80 pontos.
Data, Local e Ordem de Desfile:
1ª Escola de 17/02/80, Domingo, Av. Marquês de Sapucaí.
Autor(es) do Enredo: Mauro de Almeida, Bira, Vandinho e José Eugênio.
Carnavalesco(s): Mauro de Almeida, Bira, Vandinho e José Eugênio.
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Alice e Sérgio Jamelão.

Vídeo do Samba-Enredo na voz de Roberto Ribeiro(Rede Globo):



Letra do Samba: IMPÉRIO DAS ILUSÕES - ATLÂNTIDA, ELDORADO, SONHO E AVENTURA.
Autor(es): Durval Nery e Joaquim Aquiar.
Puxador(es): Roberto Ribeiro e Darcy Maraviha.

"Em sonhos coloridos
No Império das ilusões
Viajei por caminhos floridos
Num carrossel de emoções
Ao se abrir a porta do Sol
A luz me levou ao passado milenar
Eu vi o reino encantado
Que aventureiros sonhavam encontrar
Pelas matas verdejantes
Rios bravios ouvi cantar
Vi guerreiras enfeitadas com brilhantes
Vitórias-Régias flutuando ao luar
Nas cidades por onde passei
Com Castelos de Safiras me encantei
Nessa aventura divinal
Encontrei montanhas de Cristal

O vento trazia poeira, poeira de ouro
E transformava meu caminho em tesouro (bis)

A roda do tempo transformou em mar
Um continente de riqueza
Minha ilusão foi procurar
O que restou de tanta beleza
Quando despertei do meu sonho
Num cenário iluminado

Vi no Império Serrano
A sedução do Eldorado" (bis).



Estandartes de Ouro conquistados pela Império Serrano em 1980:
Melhor Ala - Ala sente o drama.
Mestre-Sala - Sérgio Jamelão.
Personalidade Feminina - Vovó Maria Joana.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

1984 - Meu primeiro desfile na Império Serrano.

O ano da inauguração do Sambódromo (Passarela do Samba) foi também o de minha estréia defendendo as cores da minha Escola de Samba de coração, a amada Império Serrano. Desfilamos com o enredo "Foi malandro é", um samba bem divertido e bonito, marca registrada imperiana. Infelizmente uma de minhas maiores decepções é não ter tirado fotos de minhas fantasias nos primeiros anos de Império Serrano, tudo porque eu preferia guardar as fantasias em sacos plásticos, até que em um não tão belo dia resolvi abrir os sacos de quase uma década de desfiles, e para tristeza absoluta, estava tudo mofado e apodrecido, uma lamentável perda de parte da memória documental de minha vida.
Em 1984 eu tinha 16 anos, hoje tenho 41, e na memória tenho a lembrança de ter perdido completamente a voz quando viramos da concentração, entrando na Sapucaí, uma emoção guardada para sempre. Desfilamos eu, minha mãe e minhas primas de Pindamonhangaba, Carmen e Kátia. Detalhe: foi o único ano que desfilei junto com minha mãe no Império Serrano, porque foi a despedida dela da Sapucaí, devido ao cansaço excessivo pelo desfile sob o escaldante sol carioca.
A fantasia, me lembro relativamente bem, era da cor dourada e branca, e tinha um grande adereço de mão, uma espécie de lamparina de rua antiga.
Para relembrar um pouco do saudoso desfile, vejam as imagens abaixo!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Carnaval 2010 - Carnavalesca Rosa Magalhães é do Império Serrano !!

Pouco mais depois de um mês após assinar contrato com a União da Ilha, Rosa Magalhães surpreende de novo. A veterana carnavalesca fechou oficialmente neste sábado com o Império Serrano, que está no Grupo de Acesso, e dará expediente duplo em 2010. A negociação foi conduzida pela vice-presidente de Carnaval da verde-e-branco, Raquel Valença, que é amiga pessoal de Rosa.
A maior campeã do Sambódromo foi apresentada à comunidade da escola na tarde deste sábado, durante a feijoada. Rosa já vinha sendo sondada antes mesmo de fechar com a União da Ilha. Agora, ela precisará dividir sua equipe para desenvolver os dois desfiles. A volta de Rosa Magalhães ao Império promete animar ainda mais os torcedores na luta para a escola retornar ao Grupo Especial. Em 1982, Rosa foi a responsável, ao lado de Lícia Lacerda, pelo antológico enredo 'Bumbum Paticumbum Prugurumdum', que acabou dando a vitória à agremiação de Madureira.
Rosa assinará o desfile junto com Mauro Leite e Andréa Vieira, seus fiéis escudeiros. 'Aceitei o convite da Rachel (Valença, vice-presidente de Carnaval) porque ela concordou com o fato de Andréa e Mauro ficarem à frente do projeto. Tenho compromisso com outra escola e, extra-Carnaval, muito trabalho também. Além disso, foi no Império que ganhei meu primeiro Carnaval. Então, há ainda um lado bem sentimental envolvido nesta decisão', declarou a artista, que comentou a respeito de seus dois assistentes.
'O Império terá um Carnaval assinado a três mãos. Mauro e Andréa, assim como eu, foram alunos da Escola de Belas Artes e são de minha total confiança. Os dois, inclusive, estiveram comigo no desenvolvimento do projeto do Pan. Ele é um excelente figurinista e ela, que se destaca mediante o trabalho com esculturas e adereços, ficará encarregada de cuidar das alegorias'.
A notícia da contratação de Rosa Magalhães deixou toda a diretoria do Império em estado de graça. Principal articuladora da chegada da carnavalesca, a vice-presidente de Carnaval Raquel Valença revelou que recebeu a confirmação de que Rosa havia aceitado o convite somente na manhã deste sábado.
'A Rosa tinha dito que iria conversar com a diretoria da Ilha na quinta-feira, à noite. Depois disso, não houve nenhum contato conosco. Decidi então mandar um e-mail para ela e a resposta só chegou hoje (sábado), às 10h30, quando ela disse que iria à feijoada e levaria seus dois assistentes. No mesmo e-mail ela pediu para que se houvesse alguma apresentação em público, ela gostaria que fosse realizada cedo porque teria outro compromisso depois das 17h', contou Raquel.
Para a dirigente, a volta de Rosa ao Império significa um grande estímulo para a escola lutar pelo título do Acesso. 'O imperiano tem quase que um sentimento místico com a Rosa, pois ela deu o último título nosso. Muitos duvidaram que ela aceitasse, mas a hora chegou. Eu mesmo ainda estou comemorando. Ela acredita no potencial do Império e vai ajudar a escola a subir. Nosso pensamento agora é só esse. Temos que dar as condições para que a Rosa desenvolva um grande trabalho', completou.
Fonte: O Dia on line.


Jorginho do Império na apresentação de Rosa Magalhães.

domingo, 14 de junho de 2009

Reativação das postagens.

Amigos do blog, dia 27 de março de 2009 nasceram meus dois bebês, Tricia e Luca Vasco. Entre mamadeiras e fraldas, volto a postar, cheio de amor e felicidade. Viva a vida, o Carnaval e nosso Império Serrano.
E eles já estão dormindo embalados pelos sambas de enredo Imperianos.


Dois novos imperianos!